Preparação de Motores Turbo e Aspirado

Após definida a aplicação do veículo, seja para rua, track day, arrancada, endurance ou circuito, um modelo matemático do motor define o dimensionamento dos componentes do sistema de admissão, injeção, exaustão, transmissão, lubrificação e arrefecimento.

O processo de fabricação dos componentes se inicia com modelo em software CAD, sua aplicação e virtualmente simulada e enfim finalizada em centro de usinagem CNC.

 

Intercooler
Uma ótima forma de aumentarmos a quantidade de oxigênio dentro do cilindro, atuando na diminuição da temperatura do ar admitido e assim aumentando sua densidade. Além de um aumento no ganho de potência o Intercooler tambem ajuda a manter os componetes do motor em patamares de temperaturas menores, diminuindo o risco de quebra e aumentando a vida útil do sistema.

Após definida a potência do projeto o intercooler e dimensionado visando optimizar a área frontal disponível para troca de calor e ao mesmo tempo permitir o tempo de enchimento do sistema (“leg”) assim permitir boa dirigibilidade.



Coletor de escapamento
Fabricados em aço inoxidável, os coletores da TEC são dimencionados para proporcionar maiores velocidades dos gases de escapamento, obtidas sem o uso de dobras, que implicam em restrição na secsão dos tubos além de excelente durabilidade e resistência mecânica.

Tem participação direta nos ótimos resultados de potência e torque x pressão obtidos no dinamômetro. Por minimizar as perdas de potência no sistema nos permite atingir o alvo de potência com pressões reduzidas aumentando ainda mais a vida útil do motor e conjunto turbo/compressor.



Escapamento
Também fabricados em aço inoxidável, tem vida útil elevada e por adotarmos o mesmo conceito sem dobras, oferece mínima restrição aos gases.

 

Pressurização
Podem ser confexionadas em alumínio ou aço inox sempre buscando roteiros com mínimas perdas de cargas, simétria e harmonia com os componetes do motor. As conexões dos tubos são feitas com mangueiras de silicone de ótimo acabamento superficial, abracadeiras de tucho e/ou mola nas regiões com temperaturas até 150 graus celsius e flange em alumínio e aço inox unidas com abraçadeira de canaleta também em aço inox nas regiões com temperaturas acima de 150 graus. Prolongando a durabilidade das mangueiras e evitando vazamentos indezejáveis.



Componentes do Kit Turbo
Itens como entrada e retorno de óleo são montados com mangueira de teflon (R) com revestimento em malha de aço inox e conexões em alumínio anodizado da marca Aeroquip (R).
Todos os itens necessários para a montagem são projetdos fabricados em torno e centro de usinagem CNC proporsionando ótimo acabamento.